DOENÇA DO CARRAPATO: Prefeitura interdita Parque de Lavras após mortes por febre maculosa



 Febre maculosa Crédito: Jerry Kirkhart/Wikimedia

A prefeitura de Salto, no interior de São Paulo, interditou temporariamente o Parque de Lavras, às margens do Rio Tietê, após a confirmação de três mortes por febre maculosa no município. Segundo a administração, duas das vítimas frequentavam o parque, enquanto a terceira residia em área particular da cidade.

Somente em 2025, 36 casos da doença foram registrados em todo o estado, com 18 óbitos contabilizados até outubro. No ano passado, foram 72 casos, incluindo 26 mortes.

Conhecida como doença do carrapato, a febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e se manifesta com febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza, náuseas e manchas avermelhadas na pele. A transmissão ocorre exclusivamente pela picada do carrapato, e não de pessoa para pessoa.

A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o acompanhamento dos casos suspeitos e intensificou as ações de orientação à população. A Secretaria do Meio Ambiente monitora os locais de possível contaminação e realiza medidas de prevenção, incluindo aplicação de carrapaticida biológico e fungos naturais em áreas públicas.

O Ministério da Saúde orienta que, ao visitar áreas de maior risco, como matas, trilhas, chácaras ou margens de rios, as pessoas utilizem roupas claras, calças e camisas de mangas compridas, botas e repelentes com DEET, IR3535 ou Icaridina. É recomendado também verificar roupas e pele a cada duas ou três horas e remover imediatamente qualquer carrapato com pinça, para reduzir o risco de transmissão da doença.

Fonte: Informe Baiano

Altamirando de Lima, 
Radialista DRT 5842 Tel (75) 981761290
Siga Miranda News nas redes sociais 
Instagram : pastores.mirandaerosangelalima
Instagram: sitemirandanews
Facebook : Miranda de Lima

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.