Baiano ex-vocalista de banda alagoinhense conhecido como “Arcanjo” é preso na Ucrânia acusado de cobrar taxa ilegal de alistamento a brasileiros
Foto: Reprodução
O baiano e ex-radialista conhecido como Big John, que atuava sob o codinome “Arcanjo”, foi preso na Ucrânia acusado de cobrar ilegalmente uma “taxa de alistamento” de brasileiros interessados em se juntar ao exército ucraniano na guerra contra a Rússia. Natural de Cajazeiras, bairro de Salvador, ele está no país europeu há cerca de quatro meses.
Big John também já foi vocalista da banda de pagode alagoinhense Boka de Véa.
Segundo informações de um site de notícias, o caso é investigado pelas autoridades locais após uma tentativa de fuga do suspeito e indícios de fraude financeira. Arcanjo atuava no setor de inteligência do Departamento Principal de Inteligência (GUR) e participava de operações especiais pela Advanced Company Group, uma das companhias que integram o esforço militar ucraniano.
De acordo com as informações, a prisão ocorreu depois que o baiano iniciou, em agosto deste ano, uma campanha para recrutar moradores da Bahia interessados em integrar uma unidade de elite das forças ucranianas. O grupo militar havia autorizado o combatente a buscar novos integrantes em seu estado, oferecendo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, treinamento e armamento para os selecionados.
Antes da prisão, o próprio Arcanjo divulgava que os salários dos voluntários poderiam chegar a R$ 26 mil, conforme a função e o desempenho em combate. Entre os requisitos exigidos estavam bom condicionamento físico, estabilidade mental e passaporte válido.
As investigações apontam que, além de promover o recrutamento, o baiano teria cobrado uma taxa não autorizada para intermediar o alistamento de brasileiros — o que resultou em sua detenção pelas autoridades ucranianas.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o período de prisão, o andamento do processo ou o número de pessoas afetadas pelo suposto esquema.
Fonte: Alagonews
Altamirando de Lima,
Radialista DRT 5842 Tel (75) 981761290
Siga Miranda News nas redes sociais
Instagram : pastores.mirandaerosangelalima
Instagram: sitemirandanews
Facebook : Miranda de Lima
Leave a Comment