Orçamento Participativo: moradores da região Kennedy definem a realização de obra de drenagem para o próximo ano
Moradores da região Kennedy, que reúne 18 bairros de Alagoinhas, escolheram a obra de requalificação e modernização da rede de drenagem de esgoto e abastecimento de água para ser incluída no orçamento municipal de 2026. A escolha foi feita na Oficina de Orçamento Participativo da região, realizada na noite desta segunda-feira, 20, no Colégio Estadual Magalhães Neto.
Esta foi a terceira das 14 Oficinas de Planejamento Participativo realizadas pela gestão municipal como uma estratégia para a construção coletiva de políticas públicas, a partir da elaboração dos principais instrumentos de planejamento e orçamento do município: a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM).
A proposta escolhida pela plenária da região Kennedy foi elaborada no grupo que discutiu o eixo temático 03, que trata de desenvolvimento urbano, mudanças climáticas e cidades resilientes. De acordo com a definição dos participantes da oficina, a obra será realizada na avenida São João e nas ruas Simões Filho, Quintino Leite e José Joaquim Leal.
Para Edinaldo Lima, da diretoria da Associação de Moradores da Praça Kennedy, a grande necessidade da região está ligada a obras de infraestrutura, especialmente da rede de drenagem de águas pluviais e da rede de esgoto.
“Esse é um momento significativo, pois coloca a população para discutir os problemas da cidade. Juntos, podemos encontrar medidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Aqui, já foi feito um trabalho de drenagem importante, mas que precisa ser retomado, para solucionar problemas que algumas localidades têm enfrentado”, disse Edinaldo.
A preocupação com a infraestrutura da região também está no foco de Felipe Leonan, auxiliar administrativo que mora no Pirinel. Segundo ele, seu bairro necessita de melhorias na urbanização, incluindo pavimentação de ruas, iluminação e segurança. Ele viu na oficina uma oportunidade de expor essas necessidades. “Eu acho de grande importância a gestão escutar a população, saber o que a gente realmente precisa. É preciso ouvir e, realmente, resolver o problema”, apontou.
As outras proposições feitas pelos outros três grupos temáticos não serão descartadas. Elas poderão ser incluídas no PPA ou no PDDM, que têm um período de aplicação de 4 e 10 anos, respectivamente.
Conselho Municipal do Orçamento Participativo
A população da Praça Kennedy escolheu os delegados que irão representá-los no Conselho Municipal do Orçamento Participativo. Eles terão a função de acompanhar as demandas da assembleia regional e projetos que foram escolhidos pela maioria da comunidade.
Márcio Lourenço Conceição dos Santos e Isaque dos Santos Paranhos foram eleitos delegados titulares; Edinaldo dos Reis Lima e Joselito de Jesus Diniz são os suplentes.
Programação
Até o dia 16 de junho, outros encontros serão realizados em diferentes localidades, garantindo que todos os cidadãos tenham a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de Alagoinhas.
Confira as datas das oficinas em cada região:
21 de maio- 4ª OPP REGIÃO DE BARREIRO
25 de maio – 5ª OPP REGIÃO DE NARANDIBA
26 de maio – 6ª OPP REGIÃO RUA DO CATU
28 de maio – 7ª OPP REGIÃO DE SANTA IZABEL
02 de junho – 8ª OPP REGIÃO SANTA TEREZINHA
03 de junho – 9ª OPP REGIÃO MANGALÔ
08 de junho – 10ª OPP REGIÃO BOA UNIÃO
09 de junho – 11ª OPP REGIÃO RIACHO DA GUIA
11 de junho – 12ª OPP REGIÃO CENTRO
15 de junho – 13ª OPP REGIÃO SAUÍPE
16 de junho – 14ª OPP REGIÃO DE ESTÊVÃO
Saiba mais:
Primeira Oficina do Planejamento Participativo reúne moradores da região do Petrolar
Oficinas de Planejamento Participativo são lançadas em Alagoinhas
Fotos: João Victor Moreira/Secom/Alagoinhas
Redação: Altamirando de Lima,
Radialista DRT 5842 Tel (75) 981761290
Siga Miranda News nas redes sociais
Instagram : pastores.mirandaerosangelalima
Instagram: sitemirandanews
Facebook : Miranda de Lima
Leave a Comment