Conafer adulterava documentos para retirar dinheiro de aposentados, diz testemunha

 



Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Uma testemunha-chave afirmou que a Conafer, entidade que mais aumentou os descontos em benefícios do INSS entre 2019 e 2024, adulterava documentos para retirar dinheiro de aposentados. O Jornal Nacional teve acesso exclusivo a detalhes da investigação, e segundo o empresário Bruno Deitos, sua empresa foi contratada de forma terceirizada para coletar assinaturas, que depois seriam fraudadas para simular adesões à entidade.

Bruno relatou à Polícia Civil que, após executar o serviço, sofreu ameaças ao cobrar o pagamento e afirmou ter ouvido que o presidente da Conafer dizia ter influência sobre diretores do INSS, com possível repasse de vantagens financeiras para manipular dados. Ele entregou à polícia 28,7 mil fichas de assinaturas coletadas. As denúncias foram feitas em 2021, mas a operação que desarticulou o esquema só ocorreu em abril de 2025.

Conforme a CGU, os descontos em nome da Conafer saltaram de R$ 400 mil, em 2019, para R$ 202 milhões, em 2023. As investigações levaram à queda do ministro da Previdência e do presidente do INSS. A Conafer declarou que está colaborando com as autoridades. O Jornal Nacional não conseguiu contato com os denunciados.


Fonte: Metro 1


Redação: Altamirando de Lima, 

Radialista DRT 5842 Tel (75) 981761290
Siga Miranda News nas redes sociais 

Instagram : pastores.mirandaerosangelalima

Instagram: sitemirandanews
Facebook : Miranda de Lima

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.