SEM ENERGIA HÁ 18 ANOS: Moradores de localidade no interior baiano não tem geladeira, TV e celular


 Fotos: Reprodução/TV Sudoeste

Dezesseis famílias da Fazenda Geribá, localidade situada a cerca de 40 minutos do Centro de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, reclamam que vivem há 18 anos sem acesso à energia elétrica. Por causa da situação, os moradores enfrentam dificuldades para realizar tarefas básicas do dia a dia, como conservar alimentos, assistir televisão e carregar o celular.

As famílias relatam que solicitam a ligação elétrica desde 2007, período em que estava em vigor a primeira fase do programa federal “Luz para Todos”. Apesar das promessas, o serviço nunca foi instalado.

“Viver sem energia é ruim, né? Não podemos colocar uma geladeira em casa”, lamentou o vaqueiro Carlos Dias. Para driblar o problema, um dos moradores chegou a tentar ligar uma televisão com uma bateria de carro, sem sucesso. Outro improvisou uma placa solar para abastecer sua residência, tornando-se referência para pedidos de socorro médico dos demais moradores.

A dona de casa Maria Vitória Pereira conta que precisa cozinhar em pequenas porções, já que não há local para armazenar a comida. “Eu faço a comida do dia. Meio dia a gente come e depois faço de novo, porque aqui em casa o teto é forrado, é muito quente e não tem geladeira”, disse.

“Nós não estamos pedindo muita coisa, estamos pedindo o necessário”, reforçou Solange Campos. “Compramos equipamentos básicos, mas não podemos usar. Nós pagamos impostos.”

Em nota, a Neoenergia Coelba, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado, informou que atua em ambiente regulado e que as ligações seguem critérios técnicos e leis ambientais específicas. A empresa disse ainda que analisa a solicitação referente à Fazenda Geribá para adotar as medidas possíveis para a ligação da comunidade.

Segundo o aposentado José Afonso Baltazar, a espera já dura mais de uma década. “Em 2017, a Coelba enviou um documento com base na resolução 2.175, que estabelecia o prazo de universalização da energia na Bahia até 2020. Até hoje nada se resolveu. Toda hora vem uma empresa aqui, faz um levantamento, enrola e engana. A comunidade já está no limite”, afirmou.

Programa “Luz para Todos” na Bahia

Em julho de 2024, o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, assinou um novo termo de compromisso do programa “Luz para Todos” na Bahia, durante evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A previsão é de que 29,5 mil novas ligações sejam realizadas até 2026, com investimento de R$ 1,2 bilhão.

Desde 2004, o programa já realizou mais de 716 mil ligações no estado, beneficiando 2,2 milhões de pessoas. O novo contrato contempla comunidades de baixa renda, povos originários, quilombolas, famílias inscritas no CadÚnico e equipamentos públicos como escolas, postos de saúde e hospitais.

Fonte: Informe Baiano

Redação: Altamirando de Lima, Radialista DRT 5842 Tel (75) 981761290
Siga Miranda News nas redes sociais / Instagram: sitemirandanews
Facebook : Miranda de Lima
Instagram : pastores.mirandaerosangelalima

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.