Guarda Municipal de Salvador pode mudar nome e medida agrada categoria

 

O vereador Sandro Filho (PP) apresentou à Câmara Municipal de Salvador (CMS) uma proposta para mudança de nome da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Metropolitana de Salvador.

Conforme o edil, a proposta visa fortalecer a imagem da corporação, conferir mais autoridade aos agentes e melhorar a integração com as demais forças de segurança.

Segundo Sandro Filho, a mudança se baseia na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a possibilidade de as guardas municipais realizarem policiamento ostensivo e efetuarem prisões em flagrante em cooperação com as polícias Civil e Militar. O vereador também citou a experiência da cidade de São Paulo, que já adotou a nomenclatura de “Polícia Municipal” com bons resultados.

“A atual denominação muitas vezes não reflete o papel essencial da GCM na segurança pública, o que pode gerar dúvidas sobre suas competências. Essa mudança trará mais respeito à corporação e reforçará seu compromisso com a manutenção da ordem”, argumentou Sandro Filho.

O Informe Baiano conversou com agentes da GCM sobre a possibilidade. A medida agrada a categoria. “Categoria toda é favorável. Mais que justa, isso já acontece em alguns municípios. Agora é esperar que o prefeito Bruno Reis determine a mudança”, disse um agente que atua no Parque da Cidade.

O vereador Sandro Filho acrescentou que “precisamos modernizar nossas políticas de segurança pública, e o reconhecimento do trabalho desses profissionais é um passo importante”.

“A GCM é a força de segurança mais próxima do cidadão. Agora, com a possibilidade de fazer rondas preventivas e atuar como polícia, visamos transformá-la em Polícia Municipal para combater a violência urbana, como roubo de pertences, roubo a coletivos, roubo e furto de veículos, tudo que causa a insegurança do povo”, concluiu Sandro Filho.

Fonte: Informe Baiano

Redação: Altamirando de Lima, Radialista DRT 5842 Tel (75) 981761290
Siga Miranda News nas redes sociais / Instagran: sitemirandanews
Facebook : Miranda de Lima
Instagran : pastores.mirandaerosangelalima

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.