Prêmio Irmã Dulce: Duas iniciativas da Saúde Municipal de Alagoinhas são premiadas em mostra estadual
Mais uma vez a saúde pública de Alagoinhas foi destaque em âmbito estadual. Duas iniciativas desenvolvidas pelo município receberam nesta segunda-feira (04) o Prêmio Irmã Dulce, que condecora as melhores experiências desenvolvidas por profissionais de saúde dos municípios baianos apresentadas na Mostra Cosems Bahia 2024, intitulada “Aqui Tem SUS!”.
Promovida pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e realizada na o Auditório da União dos Prefeitos da Bahia, em Salvador, a premiação está em sua 7a edição e tem o objetivo reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas por profissionais de saúde nos municípios baianos.
Os trabalhos “Nem meu, nem seu. Nosso! – Hipertensão e Diabetes Mellitus em um modo de cuidado integrado“e “Você não vê, mas dói. – O cuidado integrado a pacientes com fibromialgia do município de Alagoinhas” foram apresentados na mostra e premiados.
A secretária de Saúde de Alagoinhas, Laína Passos, celebrou a conquista tão importante para o município e que reconhece o esforço daqueles que se dedicam todos os dias para fortalecer e aprimorar os serviços prestados na saúde pública de Alagoinhas.
Ela relembrou que, em abril deste ano, o Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Fibromialgia, resultado de projeto de lei de autoria da vereadora Juci Cardoso, foi eleito o melhor da Bahia. Laína explica que o programa inclui “desde consultas médicas com profissionais especialistas na área, como também a realização de exames, consultas de nutrição, psicologia, terapias em grupo, PICS e demandas individuais de cada usuário. Além disso, é responsável pela confecção de carteiras de identificação que asseguram direitos aos usuários”.
O prefeito Joaquim Neto, em sua fala durante a solenidade de entrega, destacou a importância dos profissionais de saúde: “Quem faz o Sistema Único de Saúde é quem está trabalhando nele no dia a dia, são os profissionais que se esforçam para cumprir seu papel da melhor forma. É muito importante que os baianos tenham direito à saúde de qualidade, que avance a cada dia. Acabamos de receber esses importantes prêmios para nossa Alagoinhas; mais uma vez nossa saúde em destaque. Agradeço aos nosso trabalhadores da saúde, a todos os técnicos por seu trabalho que é digno de reconhecimento”.
A equipe da saúde de Alagoinhas recebeu os prêmios das mãos de Stella Souza, presidente do COSEMS/BA, e de Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e sobrinha da santa Dulce dos Pobres, personalidade que dá nome ao prêmio.
Fotos: Thamires Almeida
Leave a Comment