Prefeito Joaquim Neto deve modificar LOA 2024 para incluir subsidio municipal no transporte público de Alagoinhas
O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto(PSD), deve fazer uma alteração no projeto de Lei Orçamentária para 2024 enviada à Câmara Municipal no último dia 19. A intenção é incluir a destinação de recursos para subsidiar o transporte público municipal.
O site News Infoco apurou que uma reunião realizada entre alguns integrantes da bancada governista e o prefeito Joaquim Neto tratou sobre o tema, da onde saiu a medida. Na oportunidade foi externada a preocupação com a manutenção do serviço de transporte público da cidade e a necessidade de apresentar melhorias neste mesmo serviço que é prestado à população.
O valor a ser destinado ao setor ainda não foi definido, mas deve ser revelado em breve
A LOA 2024 estima uma arrecadação de R$ 658 milhões, um acréscimo de R$ 37 milhões em relação a LOA de 2023.
Este ano, entre os meses de janeiro e junho, a prefeitura repassou R$ 2,4 milhões a titulo de subsidio para o transporte público. Apesar de não suprir o déficit anual de cerca de R$ 12 milhões, o valor, segundo o presidente do sindicato dos rodoviários, ajudou a empresa a honrar os pagamentos de salários dos funcionários, que foi reajustado após 2 anos. De acordo com o dirigente sindical outros benefícios foram concedidos aos mais de 220 colaboradores da empresa, que não possui nenhum débito trabalhista e previdenciário.
Com o envio da LOA 2024 sem contemplar algum tipo de subsidio, a empresa concessionária do serviço de transporte público informou que teria dificuldades para implementar investimentos e até honrar os compromissos firmados com os trabalhadores, como o plano de saúde e salários. Também foi colocado o risco de demissões diante da falta de recursos, o que fez com que o sindicato ameaçasse paralisar o sistema.
Pelo contrato de licitação firmado entre a prefeitura e a empresa, o sistema deveria ofertar 500 mil usuários/mês, esse número seria suficiente para arrecadar o valor necessário para custear o sistema. Porém, desde o inicio da vigência do contrato, esses números caíram drasticamente, chegando para menos da metade. Pelo contrato, a prefeitura deveria arcar com essa defasagem, pagando por meio de subsidio os valores, ou então repassando para o usuário pagante o ônus do déficit por meio de reajuste tarifário. A prefeitura não fez nenhuma coisa, nem outra.
Hoje, a tarifa técnica gira no entorno de R$ 6,50, mas a praticada é de R$4,20. Uma defasagem de R$2,30 por passageiro. O resultado é falta de recursos da empresa para promover investimentos no serviço.
De acordo com o presidente do sindicato dos rodoviários de Alagoinhas, Gil Alagoinhas, a depender do valor do subsidio público destinado pelo prefeito, é possível que, além da renovação e aumento da frota de ônibus, o valor da tarifa caia. Uma situação que seria inédita no município.
Fonte News Infoco
Mayor Joaquim Neto is planning to change the 2024 budget to add support for public transport in Alagoinhas. culvers menu This can help people pay less for bus rides. It’s a good step for the community.
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