Impasse ministerial: Marina recusa cargo de Autoridade Climática

 Lula viaja para São Paulo para reunião com Simone Tebet para tratar do assunto

Impasse ministerial: Marina recusa cargo de Autoridade Climática

Foto: Divulgação/ Ricardo Stuckert

Por: Metro1 no dia 23 de dezembro de 2022 às 18:58

Marina Silva (Rede) não aceitou o novo cargo de comando da Autoridade Nacional de Segurança Climática. Em reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada argumentou que essa seria uma função a ser desempenhada por alguém de perfil técnico, não político, como a dela. Segundo apuração do Estado de S. Paulo, Lula convidou a senadora Simone Tebet (MDB) para uma reunião, em São Paulo, a fim de encontrar uma solução para o impasse ministerial nesta sexta-feira (23). 

A rejeição de Marina está atrelada ao próprio modelo de atuação do que seria esse órgão. O modelo concebido pela própria trata a Autoridade Climática como uma autarquia, um órgão público novo, que ficaria sob a tutela do Ministério do Meio Ambiente. Marina, desde o início, defendeu essa estrutura.

Neste modelo, só haveria espaço para Marina Silva à frente do ministério, já que ela seria uma pessoa de perfil político e que encaminharia os temas junto à Autoridade Climática. Este o ponto chave que tem trazido dificuldades à divisão da pasta entre Marina e Tebet.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.