Comissão da Câmara aprova anistia a policiais envolvidos no massacre do Carandiru

 O massacre do Carandiru ficou mundialmente conhecido, após deixar 111 presos mortos, cada um com uma média de cinco tiros no corpo

Comissão da Câmara aprova anistia a policiais envolvidos no massacre do Carandiru

Foto: Divulgação/Sérgio Andrade/ Prefeitura São Paulo

Por: Metro1 no dia 02 de agosto de 2022 às 12:15

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei que concende anistia aos policiais envolvidos no massacre do Carandiru, em 1992. Ao todo, 74 agentes penitenciários seriam beneficiados pelo projeto, que ainda precisa ir a plenário. 

A proposta foi feita pelo deputado Capitão Augusto (PL-SP) e vai seguir para a análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. 

O massacre do Carandiru ficou mundialmente conhecido, após deixar 111 presos mortos, cada um com uma média de cinco tiros no corpo. Nenhum policial morreu na ocasião. O conflito aconteceu em 2 de outubro de 1992, no pavilhão 9 do centro de detenção em São Paulo.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, depois do massacre, aqueles que sobreviveram ainda precisaram ajudar a empilhar os corpos. Os presos também foram obrigados a tirar as roupas e passar por um corredor polonês formado por PMs.

Os 74 policiais militares foram condenados, em cinco diferentes júris, que ocorreram entre 2013 e 2014. Em todos, o júri votou pela condenação dos réus. Mas em 2016, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou as condenações. Em 2018, um outro julgamento manteve as anulações

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.