POLÍTICA Ministro da Defesa propõe "votação paralela" com cédula de papel para teste no dia da eleição

 Ao Senado, o chefe da equipe das Forças Armadas no grupo de Fiscalização do Processo Eleitoral, disse que militares detectaram uma série de possíveis ameaças

Ministro da Defesa propõe "votação paralela" com cédula de papel para teste no dia da eleição

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2022 às 18:19

As Forças Armadas apresentaram nesta quinta-feira (14), no Senado, uma proposta de votação paralela no dia da eleição com cédulas de papel. A recomendação foi feita pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, durante audiência convocada pelo senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE). 

A sugestão segue a linha do discurso recorrente do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, que tem colocado em dúvida a segurança do processo eleitoral, mesmo sem prova de falha ou fraude nas urnas eletrônicas.

A proposta das Forças Armadas usa como justificativa a necessidade de reforçar a transparência da votação. Segundo o ministro da Defesa, a votação adicional seria apenas um “teste de integridade” das urnas eletrônicas em 2 de outubro.

Na audiência no Senado, o chefe da equipe das Forças Armadas no grupo de Fiscalização do Processo Eleitoral, coronel do Exército Marcelo Nogueira de Sousa, disse que os militares estudaram os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e detectaram uma série de possíveis ameaças. Segundo ele, a equipe ainda não conseguiu concluir que tais riscos podem ser neutralizados. Sousa coordena o plano de fiscalização das eleições da Defesa.

O TSE tem garantido, no entanto, que o processo é seguro e não há provas de ameaças de falha. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.