Governo prorroga prazo para atualização de dados no Cadastro Único; veja como fazer

 14 de Julho, 2022

 
 
 
 

Famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 vão ter de até 14 de outubro para atualizar seus dados no Cadastro Único ou podem perder o direito a receber os benefícios como o Auxílio Brasil

Com novo aplicativo do Cadastro Único beneficiários podem conferir e confirmar se dados estão corretos — Foto: Reprodução / Play Store

As pessoas que recebem benefícios sociais pagos pelo governo federal como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até 14 de outubro para atualizar seus dados no Cadastro Único e quem não fizer pode perder o direito a continuar recebendo os benefícios. O prazo, que venceria nesta sexta-feira (15), foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania.

Vão precisar atualizar os dados as famílias com cadastros que fizeram a última atualização em 2016 ou 2017São dois tipos de atualização. Um grupo foi incluído na chamada revisão cadastral, que estão com informações cadastrais desatualizadas. Estas famílias têm até dezembro para regularizar os registros.

Em outra turma estão as famílias beneficiárias dos programas sociais que possuem dados inconsistentes e foram incluídas na averiguação cadastral. Neste caso, o prazo foi estendido até 12 de agosto – tinha vencido em 10 de junho.

Por regra, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros.

Por conta da pandemia da covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 serão convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Como saber se meus dados estão corretos e como atualizar o Cadastro Único?

novo aplicativo do Cadastro Único (veja abaixo como fazer o download do app) é uma das ferramentas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil vão receber mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa.

Como baixar o aplicativo do Cadastro Único

Já os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a atualização dos dados por confirmação pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.