Cuidado com o Meio Ambiente e descontos na conta de energia: construção do Ecoponto é autorizado pela Prefeitura de Alagoinhas

 

Foto: Roberto Fonseca

Cuidado com o Meio Ambiente e economia na conta de energia são os benefícios diretos que o Ecoponto da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), irá trazer para a cidade. A iniciativa, que será construída na Central de Abastecimento, é uma parceria da gestão municipal com a Neoenergia Coelba, cuja ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira, 27 de julho.

Com transmissão ao vivo pela Voz da Central e Voz da Cidade, o evento apresentou para a sociedade e, em especial, para os feirantes, o equipamento. Foi também uma oportunidade de valorização dos trabalhadores da Central de Abastecimento. Os feirantes já receberam do Governo Joaquim Neto, o galpão de confecções e irá ganhar, em breve, o galpão de frutas. O próximo passo, anunciado pelo prefeito Joaquim Neto, são as melhorias no setor de aves, bem próximo ao Ecoponto.

Foto: Roberto Fonseca

Além do chefe do Executivo Joaquim Neto e do presidente da Casa Legislativa José Cleto, estiveram presentes ao ato, os secretários Bruno Fagundes (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), George Caboré (Agricultura), Gustavo Carmo (Educação), Márcio Gomes (Comunicação), os subsecretários Afrânio Goes (Cultura) e Euler Fonseca (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), além dos vereadores Edy da Saúde, Márcio da Cavada, Anselmo Bal, Paulo Codoro , a presidente do Conselho de Meio Ambiente Jéssica Freitas, o presidente da Associação Comercial Industrial de Alagoinhas(ACIA) José Carlos e o presidente da União das Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA) José Santana.

Foto: Roberto Fonseca

O secretario da pasta responsável pela materialização do Ecoponto, Bruno Fagundes, disse que a ideia surgiu quando conheceu o similar de Praia do Forte e percebeu a potência do projeto que “une a questão ambiental com a economia”. Bruno falou do empenho da equipe da SEDEA e agradeceu ao secretario George Caboré que “gentilmente nos cedeu essa área”.

“Esse é o resultado de um conjunto de pessoas em prol de uma coleta seletiva com efetividade, em um momento de fragilidade econômica e, até mesmo, energética”. O secretário da SEDEA ainda ressaltou que os valores economizados na conta de energia poderão ser gastos em alimentação ou outros produtos vendidos na Central de Abastecimento. Segundo ele, é possível até zerar a conta de energia, a depender da quantidade de lixo reciclável levado e pesado no Ecoponto.

Foto: Roberto Fonseca

Ao assinar a Ordem de Serviço que autoriza a contratação de empresa de engenharia para construção do Ecoponto e consequente implementação de programa de eficiência energética em Alagoinhas, o prefeito Joaquim Neto lembrou o papel visionário do prefeito Gildélio Carmo, pai do secretário Gustavo Carmo, quando criou a Central de Abastecimento no coração da cidade, “agora trabalhamos para que o local seja um ponto de convivência, onde as famílias se encontram e reencontrem, com conforto e segurança, onde o dinheiro possa circular”.

Joaquim Neto também disse que o Ecoponto será um espaço que promoverá a seleção do lixo sólido, trazendo renda para a cidade. “O papelão, o vidro e o papel vão virar dinheiro” e lembrou que o lixo descartado no chão entope bueiros e causa alagamento.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com o secretário de Agricultura George Caboré, o Ecoponto será mais uma ação que priorizará a Central de Abastecimento, atraindo pessoas para o lugar. ”Desde o início, a Central de Abastecimento foi prioridade da SEMAG. Sempre tive um olhar empresarial. Cada feirante, a gente enxerga como um empresário autônomo, dono do seu próprio negócio”. Ele ainda frisou a importância da sua equipe e disse que a Central “é um grande centro comercial no seio da cidade. Talvez o maior pólo de emprego e renda de Alagoinhas”.

Foto: Roberto Fonseca

O presidente da Câmara José Cleto declarou ser “claro, nítido e visível as intervenções e melhorias na Central” e valorizou o diálogo constante da direção com os permissionários, “ordenando as coisas e dando conduções e atrativos para as pessoas fazerem suas compras com dignidade”.

Vendedor de aves desde os 12 anos de idade, Joselito Batista dos Santos, que hoje tem 56 anos, lembrou as melhorias em outros setores e aprovou a iniciativa do Ecoponto. “Estou confiante de que as melhorias só aumentarão, principalmente para a gente que trabalha ao lado”.

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.